fevereiro 16, 2002

@joyce -- "uma organização Tabajaras"

Fui a Jacarepaguá e pude circular por essa cidade, por lugares bonitos, de média beleza e os horríveis.

Começo pelos horríveis -- São Cristovão visto de cima ou por baixo; sua glória só mesmo nos tempos da Marquesa de Santos. Ele é cinza, não é não? Aquele viaduto escureceu o que já não era lá muito claro; sumiram com as árvores. Aliás, lugar sem árvore nunca é bonito. Outra coisa que enfeia essa cidade são os ambulantes que têm aquelas barracas desarrumadas. Estava vendo hoje uma mulher numa barraca de frutas e legumes lá na Taquara. As caixas viradas, legumes estragados pelo chão -- a maior sujeira na rua. Perá aí! Tudo bem. Tudo pelo social, mas dá para respeitar o que é público? Falando em público, li no jornal que roubaram a estátua do Pequeno Jornaleiro que ficava na Rio Branco e transferiram para outra rua da cidade. Pois então, os ladrões transferiram outra vez para destino ignoradíssimo. Coisa feia!

De beleza, as matas ainda preservadas da Grajaú-Jacarepaguá e os últimos dias do trânsito civilizado às vésperas da semana em que "o bicho vai pegá" com a volta às aulas e todos os cariocas no Rio.

De média beleza, a Presidente Vargas com a pista do meio abarrotada dos carros alegóricos do desfile das campeãs de hoje à noite. Os carros de dia são médios. As luzes à noite complementam o restante da beleza.

Uns carros parecem casas de bruxas. Se eu fosse criança teria medo e ficaria procurando aquela bruxa do João e Maria aparecer e me botar na panela.

Vi um Comandante Rolim debruçado sobre uns aviões; muitos bichos no carro do circo; uns astronautas num carro muito bonito; muito dourado, muitos golfinhos -- já viu carnaval sem golfinho? -- parece uma festa do mar. Engraçado, não vi nenhuma figura egípcia -- outro tema que os carnavalescos adoram.

Aí fiquei pensando no porquê, do ano todo não ter show de samba no sambódromo, tal qual aqueles shows do Scala?

Outro pensamento: Vendo as paredes do Sambódromo cobertas com as propagandas dos patrocinadores conclui que ele fica muito menos feio com todas aquelas cores. Taí uma boa fonte para a Prefeitura, porque bonito o Sambódromo não é; vazio então é uma deprê cinzenta de cimento só.

Enfim, reformei a cidade no meu passeio e ela ficou muito melhor depois que mexi nela.

BlogUpGrade I - "...acho que a serra é a própria metáfora do Rio: linda (a vista e a mata) e horrorosa (a ocupação irregular...); sinuosa - gingada; perigosa - como mata essa avenida; abandonada..." Comentário do Claudio do Baticum

BlogUpGrade II - "...Será que agora que você deu um jeito aí, dá pra vir a Sampa desentortar esta cidade? (...) Se, ainda tiver fôlego no final do expediente, coloca umas flores nos canteiros, pelo menos onde ainda houver canteiros, pra ver se, pelo menos, as abelhas arranjam namorados..." Comentário do Claudio do Circulando