agosto 27, 2002

Pronto, eu comecei o diálogo, como se fosse ele e essa é a minha pretensiosa idéia. Criarmos um diálogo, em que os homens respondam como se fossem ela, no lugar Ela e as mulheres como se fossem ele, onde está escrito Ele. Acho que pode ser interessante pensar do ponto de vista do outro, sem sê-lo. Um dueto. Meio confuso, mas vá lá. Quem estiver a fim, coloca lá nos comentários. Estou muito solitária, escrevendo sozinha.

Update I - O dueto está começando!

Update II - Acho que o título vai ser "Vitor ou Vitória".

Update III - Está esquentando!

Update IV - Será que não há uma "Ela" para dar um jeito nessa situação? Não acredito que "elas" sejam assim tão sem iniciativa.

Update V - Pelo amor de Deus, esse casal é "meu vizinho" e eu não aguento mais essa discussão!!!!!!!!

Update VI - Acabou!



Ele - Ele com um livro na mão, mas não lia; olhava para ela, quieto e taciturno. (Fernanda) Você está calada. Está legal? (Joyce)

Ela - Estou legal, sim. porque me pergunta? para te falar a verdade, você é que me parece "calado". (Rogerio)

Ele - Eu calado? Você ficou 1 hora e meia no telefone com a chata da sua amiga... e me pergunta porque eu estou calado?? (Clarinha)

Ela - Você já reparou, querido, que os homens são realmente surpreendentes e têm uma incrível facilidade de se amuarem, de
controlarem o tempo a seu favor, e de se isentarem de culpas? Primeiro, seu humor estava ótimo e mudou de repente, depois eu
conversei com uma amiga que prezo muito, que pra mim não é chata, e o papo não passou de meia hora. Por fim, quem iniciou a sessão silêncio foi você quando começou a ler esse livro aí, lembra? (João).

Eu me lembro de que minhas amigas passaram a ser suas amigas também, assim que nos conhecemos. de repente, você se afastou delas e agora até chama elas de chatas!? (Rogerio)

Ele - É, eu tenho que concordar, naquela época eu era mais tolerante, mas chatas elas sempre foram. Agora, me diga, que tanto assunto vocês têm? (Ro)

Bom, então, vamos trocar de assunto. Soube de uma lá no escritóro que, acabou com minha crença em amor, casamento em tudo... (Maria Carbone)

Ela - Por que mudar de assunto? Acho que deveriamos resolver isso como adultos, com dialogo.. Voce sabe que eu não quero brigar com vc.. (Scald Master)

Ele - Eu não sei o que você quer. Acho que na verdade, nunca soube. Você parece constantemente insatisfeita. O meu modo de olhar pertuba, o meu silêncio transtorna, as minhas palavras machucam. Eu nunca sei existir na sua frente. (Fernanda)

Ela - tá bom.. então.. que tal um filmezinho no vídeo? Pipocas e .. sabe né amorzinho... (piscando maliciosamente....) (Neodo)

Ele - filme de vídeo? pipoca? e outras coisas? quem você está pensando que eu sou? um idiota? eu falo algo muito sério, sobre nós, sobre o modo que você tem me tratado e você quer desviar o assunto? quando eu quis desviar o assunto contando o caso do escritório você não quis, agora que a reclamação pendeu pro seu lado você quer escapar pela tangente? não. agora vamos até o fim. como você disse, "pra que desviar o assunto? vamos resolver isso como adultos", se a gente parar no meio da discussão as coisas mal resolvidas vão ficar azedando lá dentro de nós, aliás, como já estão. Pois bem. Agora eu vou falar o que está atravessado faz tempo. O que eu disse é que você parece sempre insatisfeita, sempre me leva a mal, tudo que eu faço é errado. Na minha opinião, ou você é controladora e está querendo me transformar num homem que eu não sou, ou não me ama mais. Houve um tempo em que eu era o máximo pra você, você gostava de tudo em mim, não reclamava de nada. Agora só me critica... Ou então está insatisfeita com outra coisa e fica descontando em mim. Já pensou que pode ser porque os maridos dessas suas amiguinhas ganham mais do eu? Eu sou um escritor. Nunca vou te dar o que um marido empresário te daria. Quando a gente era jovem, você me amou pelos livros que escrevi, pelas minhas palavras. Agora, suas amigas e o tipo de vida futil que elas vivem tem mais valor pra você do que eu. (Rossana)

Ela - Tá bom, eu não queria, mas já que você puxou o assunto... Você tá falando tudo isso porque você é fraco. Isso mesmo, fraco, um bundão. Nem pneu de carro sabe trocar... E por falar em livros, o que você tem escrito ultimamente, hein? Me diz... além dessas mensagenzinhas na internet para as peruas que ficam puxando teu saco... Escritor? Escritor é o marido da minha irmã, esse sim, com aquelas coisas fabulosas sobre auto superação já conseguiu até comprar um sítio em Petropólis e leva a família pra Europa todos os anos. Ela sim que soube escolher. Bem que a mamãe dizia que você tinha muito sonho mas pouca cabeça. (Alex)

Ele (incrédulo): De onde vem esse azedume da sua voz? Em que momento você se transformou nesse nessa pessoa amarga, cheia de inveja e que coloca a responsabilidade da SUA felicidade sobre os MEUS ombros? (Pausa) Sabe, de repente começo a sentir pena de você... (Luciene)

Ela - Não estou pedindo presentes. O que quero apenas é mais compreensão. Quero que você fique mais ao meu lado, que me entenda melhor, para saber o que tenho, pois sabe que jamais lhe falarei o que sinto realmente quando não estou legal. Continuo gostanto tanto de você como quando te conheci, ainda adoro seus livros e não lhe trocaria por nenhum marido empresário que me desse tudo de bom e de melhor. Como já disse, o que necessito neste momento é apenas atenção, carinho. Se estou quieta é por falta de amor. Acho que é você que não me ama mais... (Cavakiah)

Ele - Você acha isso é? que eu não te amo mais? Eita... estava demorando... vai começar com essa lenga lenga de novo?? eu não consigo entender essa sua falta de coerência... há um minuto atrás você me agrediu, me humilhou, até de bundão você me chamou, lembra??? Tudo bem... depois até tentou consertar, dizendo que me ama e os cambau.. e agora está tentando inverter a situação, dando uma de vitima?? Quer saber? eu tô de saco cheio!!!! Acho que a gente devia dar um tempo... Quem sabe você não vai passar uns dias naquela casa 'fantástica" da sua irmã, com aquele seu cunhado milionário?? (Clarinha)

Ela - ah!.. temos que ter muito cuidado com nossas palavras.. elas são verdades atiradas ao ar.. que podem se tornar algo muito pesado para levarmos conosco.. Se te te convido para um filme.. ou algo menos complicado.. é que isso está ficando nebolusoso demais... talvez.. eu acho.. alguém possa se machucar nessa nossa convrsa.. sabe.. se te amo.. não preciso de desculpas.. de justificativas.. te amo e pronto... deixemos esse assunto banais de lado e cuidemos de nossas vidas.. afinal..se escolhemos viver juntos nossa história é porque alguma coisa nós temos em comum.. ...(Neodo)

Ele: Muito engraçada você. Não precisa de desculpas? Quantas vezes você já me jogou na cara que eu nunca me desculpo?!
Tô começando a achar que você está me escondendo algo, porque eu estou aqui disposto a conversar, como você sempre me cobra, e você fugindo do assunto. E se está dizendo que não precisa de desculpas, é porque deve estar de consciência pesada e precisando se desculpar de alguma coisa, não é não?! (Adriana)

Ela--- Ahá, era só o que faltava, vc que sempre gabou de ser um homem objetivo, pão, pão queijo, queijo, agora virou filósofo, ou psicanalista é? Olha, sempre ouvi você dizer que mulher é que vive enchendo o saco, com esse papo de de "discutir a relação"... Agora, me diz uma coisa, se eu tivesse realmente que te pedir desculpa seria de que mesmo?: de te roubar? de te trair? de não cuidar da tua casa? de pensar em outro, em outra? Afinal, agora me deu um estalo: mulher pede desculpa pra homem exatamnte do que., queriiiido???? (João Antonio)

E tem mais... nada de pedir desculpas, ou de as dar.. melhor mesmo é deixarmos tudo como está... ou melhor.. não deixarmos como está... para não piorarmos as coisas mais do que estamos piorando agora.. Olha.. acabo acreditando que você não ama quem te ama.. se amasse, não me magoaria assim, com essas palavras tão duras.. Sabe... Você foi sempre a promessa não dita, a palavra maldita que gritei!... Se continuarmos assim a estrada que nos separará será tão longa e distante que nos perderemos um do outro... esse amor, não quero que se vá com a minha ilusão... Quero sentir novamente o abraço sentido, o laço firme que nos fez estar aqui agora.. Quero esquecer essa tristeza exata, essa semente de incerteza que estamos plantando agora e regando com essa discussão.. Que pode ficar assim, como ferida que nunca cicatriza... sempre a arder.. É Crueldade: A saudade no peito nosso vai doer, uma história estranha, quase sem fim.. mas se você lembrar que perdemos nossa inocência, deixando lá longe a adolescência.
Olha amor, o debate causa dor.. uma dor tremenda... Acho que não vale a pena (lembra??) ... mesmo sabendo que nunca iremos conseguir deixar de nos amar... porque, está dentro de nós dois...Amor... ficou zangado... mas foram banalidades, e eu também me zanguei por banalidades... talvez ... mas.. é melhor nos perdoarmos, e continuarmos a nos amar... há uma esperança que arde em calor em nossos corpos... ta bom? (Neodo)

Ele: Agora não tenho mais dúvidas! Você está me escondendo algo e acho melhor você abrir a boca e contar agora ou eu vou pegar minhas coisas e não volto mais, está entendendo!!!!????!!! E não estou só ameaçando não, eu estou falando sério porque isso já está me irritando! Tá me achando com cara de palhaço?! Esperança que arde em nossos corpos?! Mas quando eu te quero você está sempre com dor de cabeça, não é?! Isso está muito mal contado e eu quero uma explicação AGORA! (Adriana)

Ela - Dor de cabeça, eu? E quando você fica tomando os seus uisquinhos enquanto passa horas com aquelas piranhas escrotas da internet, e quando chega na cama só ronca feito um porco epilético?? Quer saber uma coisa, cansei. Cansei dessa sua pose de intelectual metido a besta, cheio de discursinho vazio. Vai pegar tuas coisas, vai, e corre pra casa do papai, como um esquilinho assustado pela trovoada. E tem mais. Eu andava escondendo algo, sim, mas era a minha frustração por viver com um invertebrado como você. Meu nojo cada vez que olhava tua cara pela manhã e via nos teus olhos que naquele dia, como em todos os outros, você não iria fazer mais nada do que coçar o saco e assistir televisão. Escondia porque eu te amei muito, sim, e achava que esse era o preço a pagar pra poder ter de volta um dia aquele cara por quem me apaixonei. Um homem que sonhava, que lutava, que vibrava e que me fazia sentir mais viva por dentro, contente só por estar ao lado dele. Pelo menos agora já sei que esse cara morreu, não volta mais. Virou um molusco gordo, chato e acomodado. E já que é nisso que você está pensando, não dei pra mais ninguém. Até podia, candidatos e vontade não faltaram e você nem sequer teria reparado, queridinho. Só que eu quando aposto vou até ao fim, não gosto das coisas pela metade. Bobagem de mulher, sabe, essa coisa de se entregar inteira, um sonho tão bobo como esse da esperança que arde em nossos corpos que você achou tão engraçado... Chega. Ponto final, baby. Vou dar uma arejada por aí e espero que você tenha a decência de recolher seus bagulhos e sumir antes de eu voltar.(Alex)

tá vendo só onde chegamos???.. foi você quem quis assim.. se você quer ir. vá.. não vou te impedir de fazer o que quer.. afinal, ninguém é dono de ninguém.. afinal.. somos apenas duas almas que se encontraram um dia, que se amaram.. mas, parece, passou.. se queres ir. vá.. vá viver sua vida... vá ser livre como queres.. quem sabe encontra a tua felicidade perdida.. não te preocupes comigo.. eu, sou assim, meio pássaro sem jaula.. e aceito a tua decisão.. Se queres assim... assim será.. (Neodo)

Concentrei o espírito da narrativa logo dou alguns finais à discussão, que não são absolutamente importantes, pois qualquer nova pergunta, palavra, sorriso ou afago podem mudar tudo, mas vamos lá:

E acabou não sendo o que poderia ter sido.

E acabou sendo o que sempre foi.

E viveram infelizes para sempre, cada um para um lado, amando-se à distância.

E viveram felizes para sempre, cada vez com brigas mais frequentes, pois esse era o "core" dessa relação tão estranha.

De repente, ela lembrou que o arroz tinha acabado.

E mais esse ou esse ou ainda este aqui ou quem sabe aquele outro... FIM