outubro 02, 2001

O Centro do Rio

Sou péssima também em Geografia, portanto não sei se o que chamamos de Centro no Rio representa mesmo o centro dessa cidade que se espalha para os lados e por cima dos morros.
Bem, vou tentar de novo: eu fui à cidade. Outra expressão antiga e absolutamente sem sentido hoje, uma vez que tudo é cidade; que o conceito de bairro mudou e, o que temos hoje são montes de aglomerados comerciais e financeiros espalhados por todo o lado.
Desisto, mas vou continuar, a "cidade" do Centro tem seu charme e a sua bagunça. Dependendo por onde anda, você é capaz de ir de NY e voltar ao Camelódromo sem precisar de ônibus.
Ontem passei pela Presidente Vargas. Passei não -- transpus. Desviando das banquinhas que vendem TUDO, ainda assim quase atropelei uma com um monte de aparelhos de barbear que reinava impoluta no meio da calçada. E parar então no meio fio para atravessar? É você parar e ao seu lado surgirem umas Vans, gritando Ilha! Rodoviária! e por aí vai.
Saindo de Vargas e indo até a Ouvidor você tem música ao vivo todo o dia. Tem um músico que fica lá tocando, tocando.
Pode ainda experimentar entrar no Giuseppe, um magnífico restaurante de massas na Sete de Setembro. Você conclui que NY é aqui e o camelódromo logo ali mais adiante.
Coisas do nosso Rio.