setembro 20, 2001

Continuando a minha efeméride de identificar de que mais eu falo por aqui

Para você que está chegando agora, só para te posicionar -- de que eu mais falo por aqui? Ganhou disparado o assunto Amor. Vem seguido de perto pelos meus amigos, que na verdade, são mais sentimento do que presença -- quase não os vejo. Mas eles têm ocupado boa parte da minha vida e do meu espacinho. Mas vou falar deles depois. Vou saltar para algo que constatei: por mais modernos que sejam os relacionamentos hoje, grande parte dos pares ainda querem saber se aquilo é namoro ou não. Não é o máximo da falta de desenvoltura, pseudamente moderna? Pois então, a pergunta "estamos namorando?", antigamente respondida de pronto, quando os rapazes pediam as moças para namorar, agora é só dúvida e incerteza. E não é só uma dúvida feminina. Os homens também não sabem e perguntam às moças, o que significa para muitos "jogar-se na lama"; quer dizer, sair da "certeza masculina do controle absoluto" para poder saber o que é aquilo que ele está vivendo. Adorei essa posição masculina de não-saber e de perguntar para poder saber. Quando é que os homens vão deixar de achar que eles têm que saber tudo? A cada dia me convenço de que o moderno, às vezes é tão mais complicado...