Puxa, foi um soco na boca do estômago, se bem que nunca recebi nenhum de verdade! Ouvi isso hoje. Tão verdadeiro ele é, que chega a "explicar" o descaso com a educação que rola por aí. Diferentemente do caos na saúde, cujos efeitos são sentidos no corpo, imediatamente, o caos educacional mina aos poucos, um povo. E isso é absolutamente desastroso, pois dizima um povo, não pela morte imediata, mas pela morte do espírito, do pensamento e do conhecimento. Povo burro, só para quem quer, é povo feliz!Comecei, então a pensar na roda perversa em que estão amarrados como aros, os educadores. Um quizz, não tão bom quanto o do Interney:
-- Quem faz o trabalho administrativo nas empresas? Resposta correta: Alguém contratado para desempenhar funções administrativas.
-- Quem cuida das bibliotecas nas universidades? Resposta correta: Um bibliotecário.
-- Quem é o responsável pela alimentação dos funcionários de uma empresa ou de um hospital? Resposta correta: Uma nutricionista.Agora, vamos até uma escola. A resposta incorreta é a que vigora. Quem exerce todas as funções acima descritas, mais qualquer outro serviço, na maioria das vezes -- é um professor. Já ouvi autoridades, exaltando a importância de empregarem profesores em seus gabinetes - pois eles são muito organizados; vão colocar todos os papéis em ordem; vão arrumar os arquivos.
Será que magistério é isso? Que profissão é essa que, ascender profissionalmente é sair de turma e parar de dar aulas? Alguma coisa está errada, não está não?
Bem, estou cansada da festa de ontem; estou desanimada com os rumos da educação; estou triste de não ter ânimo para lutar contra isso; estou com calor; estou surpresa com o nascimento da minha empresa; estou frágil, forte, covarde e corajosa; estou mais apaixonada do que sempre fui, por certas pessoas e por algumas coisas. Mas, mais que tudo, estou engasgada com essa "morte" em pequenas doses, cometida ao longo de muitos anos. Vou voltar a falar disso, pois certos sapos que tentam fazer a gente engolir, sempre podem ser cuspidos, ou cortados em pedaços bem pequenininhos.Vou fazer as duas coisas.
novembro 08, 2001
"O problema é que a Educação deficiente "mata" aos poucos e seus males poucas vezes são relacionados à causa que os originou"
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Página inicial