abril 07, 2002

Li no meu JB de hoje e ...

por conta da reportagem sobre o Japão, me lembrei de como gostaria de viajar no trem bala.

A crônica de Joaquim Ferreira dos Santos me deu vontade de encabeçar uma lista: "Eu odeio pochete de qualquer tipo, cor ou tamanho, seja em homem, mulher ou criança". É unanimidade na feiura.

A coluna de Márcia Peltier me deu uma tremenda saudade dos tempos do Zózimo e da Danuza. As fotos com legendas como fulana e fulana não saem sem óculos, me lembra aquelas fotos com legendas -- horríveis, que algumas pessoas batem dos amigos e parentes e que têm uns balões supostamente engraçados e que, geralmente não têm graça nenhuma.

O caderno especial Desde 1891 que conta parte da trajetória do JB e fala de como ela se entrelaça à nossa história, está prometendo e merece uma leitura cuidadosa. É marcante a força de um jornal que valoriza a sua história, a nossa história. Vou ler, mas já gostei da iniciativa que sem verbalizar nos diz que somos um povo com histórias melhores do que os BBB e as Casa dos Artistas. Nosso reality-show é e foi protagonizado por atores bem superiores.

Na coluna do Boechat, sempre o máximo, a nota que me fez desanimar de vez e pisou, esmagou, tripudiou, esmigalhou, dilacerou a minha tênue esperança de um futuro melhor para o nosso Rio.Trancrevo:

"Mamãe eu quero"

Do Deputado Arttur Messias, na reunião da Executiva do PT, quarta-feira, discutindo a participação do PMDB do Rio no governo Benedita da Silva:

- Eles vão mamar numa teta do Estado e nós, na outra." (na p.6, da primeira parte do JB).

Nota da leitora: e nós continuaremos a pagar a conta?
Garçon, suspende o pedido, por favor!

E estamos de Governadora nova (p.3). Na foto da posse, por trás da Governadora, seu marido Antonio Pitanga estampa o mesmo sorriso da novela das 8, onde passa boa parte do tempo, comendo os pastéis do boteco da Dona Jura. E como eu DETESTO essa história de brincar de ser popular, explorada no personagem da Dona Jura, não vou falar igual a ela. Prefiro perguntar:

Será, como diz a propaganda do PT, que esse Governo que, dizem eles, tem a cara do Rio, vai ter tempo para fazer alguma coisa?
Os novos Secretários vão levar quanto tempo para saber o que está acontecendo?

Sabe qual é uma característica de um país desenvolvido? Quando uma mudança na administração não pára o Estado. Acho que estamos muito longe disso ainda.

Eu odeio pochete!!!!