novembro 29, 2002

Esponjar

Eu tenho uma predileção muito especial pelas palavras começadas por es. Esponjar, ouvi hoje de uma amiga que, comentando alguma coisa que eu escrevi, disse-me que tentou esponjar as minhas imagens. Achei muito bonito isso, apesar de não acreditar que ela tenha conseguido, por conta da confusão e não-linearidade, contida nas minhas escritas. A palavra, todavia, ficou por aqui... E me fez ver quantas vezes me fazem ou me tomam por esponja. De repente, eu sou mesmo uma esponja. Algumas vezes, uma esponja que consente e se deixa sugar com o maior prazer. É a entrega especial que se dá algumas vezes. Outras vezes, sou a esponja não-consentida, que reage à tentativa de sucção, pois que parecem querer a alma da gente. Sugadores de plantão há aos montes. Num dos livros do Harry Potter há uma prisão, cujos guardas, os dementadores, são temidos por sugarem a alma das pessoas. No livro, a alma é a vontade; é o livre-pensar. Terrível isso que acontece também fora das prisões inventadas nas histórias.

Esponjar, especial, escapar, espírito, esperar, espreitar, escamotear. Extrapolar é com ex, mas bem que podia ser com es, pois um tanto que eu gosto dessa também.