dezembro 09, 2001

Levamos "bomba" outra vez.
É, bomba no sentido colegial mais antigo e conhecido de muitos: reprovação; repetir; fazer outra vez o que não deu para fazer em determinado período. Não é nenhum desses produtos que andam à venda por aí, mas é antes um efeito que ronda, a nós brasileiros, faz tempo.

Fomos o último colocado no PISA -- Programa Internacional de Avaliação de Alunos, que mede a leitura e o nível de compreensão dos alunos. O princípio de tudo, certo? A origem do aprender. E, seguem-se as justificativas oficiais que aliam o baixo resultado educacional às desigualdades nacionais, colocando uma cola tão firme que não permite nenhuma saída ou solvente que desatrele um atraso do outro.

O editorial do JB de hoje fala disso, de uma forma bem mais apropriada do que eu. Aqui é só um desabafo raivoso, contra essa brincadeira dos índices que tentam mostrar como diminuiu o número de repetências no país.

A Finlândia, primeira colocada na pesquisa é hoje o centro high-tech do mundo -- graças à educação. Os Estados Unidos, lá na sexta colocação, pressentem a ameaça que vem da avaliação do conhecimento da sua futura geração.

Aqui vivemos das soluções das emergências, sem tempo, interesse ou espaço para as ações que poderiam dar soluções consistentes às tais das emergências. Como paramos sempre no primeiro passo e falta chão para os passos seguintes, vivemos labirinticamente tem tempo.

Você sabe qual é o plano para a educação do Brasil de 2010? Me fala?