janeiro 15, 2002

A pesquisa do subrosa

A Meg, poderosa luz lá dessa comunidade blogueira, tem perguntado como é que cada um escreve os seus posts. Como sempre, vou responder de primeira, sem ficar parada pensando na sequência adequada das frases ou das palavras. Esse meu pensamento não linear que me guia e me desvia com a mesma facilidade é o responsável por essa forma que sempre parece precisar de uns acertos aqui e ali. Assim eu escrevo. Às vezes tenho uma idéia, muito longínqua sobre o que quero falar. Depois, ao reler, não consigo encontrá-la. Enveredei por outro caminho que me atraiu e por ali fui eu. Portanto, vou escrevendo e as idéias vão se juntando, às vezes de bem e às vezes de mal umas com as outras. E, algumas vezes acho o resultado o máximo -- isto até eu ler alguma coisa muito boa que alguém escreveu.

Aí é o momento daquele diálogo interno mudo (joycexjoyce), composto só de perguntas dispostas a me arrasarem de vez, num longo instante de auto-flagelo. As perguntas surgem rápidas numa sequência lógica pouco habitual: POR QUE VOCÊ NÃO PENSOU MAIS? POR QUE NÃO RELEU? COMO É QUE ESCREVE UMA COISA TÃO BOBINHA ASSIM? Até que parece se cansar de gritar tantas perguntas e acaba com aquela conclusão que não deixa brecha para nenhuma futura melhora --- parece que bebe!