junho 14, 2002

Eu e a minha lerdeza...

Não bastasse eu estar sempre absolutamente por fora das conversas sobre Jades, Mels, Big Brothers I, II, III,... apareceu mais um tema contagiante: a Copa. Apesar da minha costumeira lentidão, assisto aos jogos do Brasil, desde que esteja acordada, claro. Comprei uma bandeirinha (das que rasgam) e coloquei no carro e estou me sentido muito bem entrosada nas conversas -- por enquanto.

É de impressionar como a gente muda. Dizer que na Copa da Espanha, lá estava eu numa excursão, onde andei de ônibus uma distância maior do que a que separa geograficamente o Brasil da Espanha. Eu e outros tantos brasileiros compondo a torcida verde e amarela, em que um que era Prefeito de uma cidade bem desconhecida levou uma faixa que dizia: "O Povo de (não lembro de onde), está aqui". Uma ova! O Prefeito estava lá.

Fico vendo a reação das pessoas em relação às chances do Brasil. Uns, para evitarem a frustração, estão contidos, fingindo-se preparados para uma derrota a cada partida. Outros comemoram os gols e os não-gols, nas ruas, nos bares, em qualquer lugar. Mais outros, que como eu, assistem, torcem e se pudessem não ouviriam os urros do Galvão, aproveitam a entre-safra do país, para colocar em dia um monte de coisas que estava a requerer atenção e calma.