julho 06, 2001

É o tudo!

Há coisa melhor do que comemorar? Qualquer coisa. Comemorar a sexta, a fila de espera, a aula que você matou, a véspera do sábado, a vontade louca de dar uma reviravolta na sua vida, o contrato fechado, os amigos redescobertos, a sua vida revisitada, o distanciamento que permite você ratificar sentimentos e isso e mais aquilo...

Pois fiz isso. Numa churrascaria. Há melhor lugar para comemorar? Já reparou que numa churrascaria não há deprimidos? Sem brincadeira, você já viu alguém triste numa churracaria cheia? Parece já uma vitória você ter chegado ali. Uma prova de vitória sua sobre a tristeza. Acho que é por isso, que sempre que há alguém cantando parabéns, todos ao redor fazem coro. Parabéns para todos nós que conseguimos concluir que comemorar é o tudo, como diz Tina, a filha.

Perto da Urca tem a Estrela do Sul que é o seguinte. Lá está o Luciano, alegre, engraçado, andando de um lado para o outro, trabalhando pra caramba, fazendo o seu cooper diário em torno dos "seus convidados", nós os clientes. Você não chama garçon. Ele surge. Você passa do sashimi para o leitão à pururuca, de um gole de chopp para outro. Passando pelo cordeiro com geléia de menta, o salmão com molho de maracujá e tin-tin!.... muitas cositas gostosas mais. Até os espetos são amigáveis: eles só chegam a você, quando são bem-vindos. A sua segunda vitória é se manter dentro das roupas depois.

Amanhã, passado o efeito "estufa" volto a pensar na vida e vou procurar novos motivos para comemorar. Eles estão por aí. Tenho um champagne especial esperando para ser aberto. Não demora. Tintin!