janeiro 18, 2002

Uma péssima mania

Você já reparou na mania que certas pessoas têm de fazer suas bolsas e sacolas ocuparem cadeiras, enquanto você, pobre mortal, procura um lugar para sentar?

Pois então, hoje o máximo que consegui foi um sanduíche no MacDonald's. Na hora daqueles apressados como eu hoje, busco um lugar para conseguir equilibrar bandeja, batatas-fritas que já rolavam, a coca ameaçando esparramar-se e, enfim comer aquela refeição que parece muito consistente, mas que tem uma imensa capacidade de desintegração, o que faz com que pelo menos umas 2 horas depois, você pense que está em jejum desde que acordou.

Bem, lá naquele ambiente em que o excitante é o marketing de movimento que rola atrás do balcão, acho uma mesa de dois lugares. Um virado para a parede e o outro virado para o movimento da loja, "de frente". Pois então, a moça da mesa ao lado tinha acomodado suas sacolas e bolsa na cadeira "de frente" da minha mesa. Não é um desaforo? E sabe qual foi o maior desaforo? A capricorniana aqui comeu, olhando para a parede e não pediu para a moça desocupar a cadeira "de frente", horário nobre.

E isso acontece nos aeroportos e em qualquer lugar público. Acho que o responsável por essa má educação é a crendice de que bolsa no chão -- dinheiro vai embora. Esta aí uma das poucas em que não acredito; ainda acredito mais na boa educação. Será que sou só eu? Ou isso é efeito mal humor astral atrasado?